18/02/2008

Aquecimento Global

Com o passar dos anos, temos vindo a sofrer enormes alterações climáticas, entre elas, grandes variações de temperatura: temos observado uma temperatura inconstante em cada estação do ano. Estas alterações são denominadas “Aquecimento Global”.
A maioria da população mundial não dá a devida atenção a esta problemática. Porquê? Será que as pessoas não compreendem a gravidade da situação? Esta “ignorância” por parte de alguma população pode ser causada devido ao desconhecimento dos locais onde é evidente este problema. Estes fenómenos são observáveis na variação da cobertura de neve das montanhas e das áreas geladas, no aumento do nível do mar, na extinção de espécies e, recentemente, no fenómeno El Niño.
O Aquecimento Global é causado, principalmente, pela população mundial, devido à emissão de gases responsáveis pelo efeito de estufa (dióxido de carbono, metano, ozono e CFC’s) para a atmosfera, provenientes de aparelhos quase indispensáveis para o Homem, como, por exemplo, os ares-condicionados e os automóveis. Até a comodidade das pessoas prejudica o ambiente!..Será que ninguém percebe o mal que está a fazer ao planeta? Esta situação não pode continuar!
Se não tomarmos medidas rapidamente, daqui a uns anos talvez toda a população esteja a viver num barco com os seus ares-condicionados, uma vez que apenas haverá mar devido à subida do nível dos mares; ou talvez estejamos na praia a apanhar sol com fatos contra as fortes radiações solares.
Para alterar tudo isto é necessário haver a consciencialização da população no sentido de conciliar o seu bem-estar com a situação do ambiente. Como diz Paulo Tarso “Temos que repensar sobre as nossas relações com o ambiente, mudar valores e práticas que nos conduzem a esse processo insustentável no qual nos encontramos”.
A Terra é a nossa casa, por isso temos que cuidar dela e preservá-la para o bem da humanidade!



Raquel Pardal n.º 29

4 comentários:

Perdidos na Teia disse...

hem hem ... ta bonzinho sim ! =))

ass.david

Perdidos na Teia disse...

Gosto do tema!
Concordo contigo quando afirma que a preservação passa essencialmente pela consciencialização, uma vez que o futuro está na mão das nossas crianças; se elas forem devidamente educadas saberão cuidar do Terra como até agora nenhuma geração soube cuidar.

Anocas*

Professor disse...

Avaliação global:
Suficiente +

Professores: Alice e Paulo

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Monitor de LCD, I hope you enjoy. The address is http://monitor-de-lcd.blogspot.com. A hug.