17/02/2008

Sonho, interpretação e importância na realidade



“O sonho comanda a vida e sempre que um homem sonha o mundo pula e avança” escreveu um dia António Gedeão, será que tinha razão? Tudo indica que sim! Mas será “tão concreta e definida” como ele próprio também indicou? Embora tudo indique que não, sobre uma coisa não restam dúvidas, é essencial não só nas criações metafóricas na qual se baseia a poesia mas também no dia a dia, embora este necessite de uma interpretação bastante meticulosa.
Estudos indicam "o sonho como manifestação criativa da psique (mente inconsciente e consciente), o que transcende os cinco sentidos". Acredita-se que o sonho possa ser visto desde uma correcção das designações adquiridas durante o dia, até um alerta pelo qual o inconsciente procura alertar a consciência para o que ela não percebe ou não quer aceitar, e tenta, por compensação, equilibrar a psique, sendo que esta segunda teoria é a mais aceite. "Dentro de cada um de nós há um outro que não conhecemos. Ele fala connosco por meio dos sonhos." É uma frase de Carl Jung que revela bem como se firma na segunda teoria, acreditando que o nosso “eu inconsciente” nos avisa durante os sonhos, aquela outra voz que difere da nossa, que nunca ouvimos, mas que estranhamente nos é estremamente familiar, é aliás essa voz que falando por imagens nos desperta os "deja vu" quando o sol nos desperta.
O sonho, quando analisado de forma profunda, acaba por descodificar a sua linguagem (pictórica e simbólica), e revela-nos assim a sua relação com a realidade demonstrando uma enorme coerência lógica afectiva. O sonho amplia-nos a consciência e dá-nos uma abertura para imagens, emoções, símbolos, aspectos não racionais da alma. As afecções corporais provocam uma imensa dramatização dos conflitos psíquicos, ou então, questões vitais manifestam-se no corpo por falta de meios para se exprimir revelando que "A psique e a matéria são aspectos diferentes de um único todo" como disse Carl Jung, que certamente deverá ter alguma razão, uma vez que os sonhos como parte incompleta do ser e como deficiencia no seu funcionamento, por vezes acabam por interferir com os sentimentos que nutrimos por alguem, acabando por vezes até por alterá-los.
Segundo tudo isto os sonhos têm uma faceta de enorme importância na vida de qualquer pessoa. Os estudos relacionados com o sonho não são importantes para interpretar os sonhos de uma comunidade no geral mas sim para conseguir-mos conhecer-nos totalmente e para alcançar-mos o bem-estar. Embora a ideia de os sonhos terem uma interfência estritamente positiva na vida das pessoas deva ser posta de parte, não deve de forma nenhuma ser questionada a importancia deste para que cada pessoa dê um passo em frente na sua vida, pois é no sonho que se trassa o esboço da estrada que queremos viver.



Fontes:
-http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2003/g3/sonhos.html



Rui Ribeiro nº33

7 comentários:

Perdidos na Teia disse...

bastante intersante! gostei =P

ass.david

Perdidos na Teia disse...

interessante*
peço desculpa pelo erro gráfico

ass.david

Perdidos na Teia disse...

Não sei se é por estar com sono, mas a certa altura o texto torna-se um pouco confuso, mas ainda assim está bastante interessante.

ass: Rafael

Perdidos na Teia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Perdidos na Teia disse...

Gostava que demonstrasses mais a tua veia poética e revelasses o que é para ti o sonho.

Anocas*

Perdidos na Teia disse...

pois mas so reparei nisso quando acabei o texto e acabei por me basear mais nas ideias dos estudiosos do que nas minhas, o que possivelmente foi um erro uma vez que tira algum brilhantismo ao texto, mas é a vida ninguem é perfeito. :P

ass.rui

Professor disse...

Avaliação global:
Bom

Professores: Alice e Paulo