17/02/2008

Religião/Mentira

Mentiroso é aquele que professa a mentira, religioso é aquele que professa a religião.
A mentira é uma declaração feita ou dita por alguém que é contrária à verdade, mas que tem como intuito fazer com que outros acreditem nela.
Da mesma forma que muitos acreditam que a mentira seja uma necessidade humana, um impulso que às vezes não pudemos impedir, eu acredito que se passe o mesmo com as pessoas religiosas, que precisam de acreditar em algo para seguir a sua vida, precisam de um conjunto de crenças que se podem relacionar com o divino, o sagrado, ou mesmo, o sobrenatural. Assim sendo, há quem acredite na existência de um ente supremo, há quem acredite que haja uma lei superior, mas outros, aqueles que tenciono falar, acreditam numa divindade, a quem chamam de "Deus".

Ao falarmos de uma religião, neste caso a católica, temos de falar num livro bastante antigo, que muitos acreditam ser escrito por Deus. Mas se assim o foi, como veio parar ao mundo terreno? Não deve ter sido enviado via fax. Na verdade, a bíblia, foi escrita durante mais de mil anos por diversas pessoas, que se dizem inspiradas por Deus.
Mentindo ou não, segundo dizem, a bíblia é a palavra de Deus, e as regras ou leis impostas pelo catolicismo são a sua vontade. Por mais estranho que pareça, as suas palavras e vontades são baseadas em cultos pagãos, como por exemplo, o nascimento de Jesus Cristo, mais conhecido como natal. Até ao nascimento do cristianismo, o dia 25 de Dezembro, fazia parte das celebrações do solstício de Inverno, e neste dia era celebrado o nascimento do Deus do Sol. Dia este que era chamado por “Natalis Solis Invicti (nascimento do Sol invencível)”, daí mais tarde ser denominado por Natal.
Esta religião também tem os seus pecados de acordo com suposta vontade de Deus. São eles a vaidade, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria. Portanto deixo aqui uma pergunta intrigante: nós não podemos ser vaidosos, mas podemos mentir? Pois, ainda bem que Deus perdoa, porque se assim não o fosse, o clero através da sua luxuosa vida à custa dos crentes ou da ira que sentem quando ferem o seu Deus ou até mesmo da gula de poder e dinheiro, não entrariam no Céu.
Ao pensar um pouco, concluí
que a religião já é uma mentira em si, aliás, "a religião sempre foi vista pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos inteligentes como falsa, e pelos governantes como útil" - Séneca - e, portanto, a mentira, não faz parte dos pecados da religião. Mas ao fim ao cabo, depois de tanta propaganda, a religião é apenas uma questão de fé, e eu tenho fé em mim.

Rafael Mamede
Fontes:
- www.lideranca.org
- www.ateismo.net
- www.wikipedia.org
- www.stories.org.br

3 comentários:

Perdidos na Teia disse...

tambem mt criativo e interessante. =))

ass.david

Perdidos na Teia disse...

Tema interessante que aborda questões controversas.

Sinceramente penso que a religião não é uma mentira no seu todo, mas existe muita hipocrisia no seio do clero, onde interessa mais, infelizmente, o "parecer do que o ser".

Na minha opinião, a fé é necessária a muita gente que necessita dela para ter esperança num futuro melhor. A fé é algo intrínseco do ser humano que acredita numa entidade divina capaz de lhe conceder o último perdão e lhe proporcione uma morte pacífica.

Anocas*

Professor disse...

Avaliação global:
Bom -

Professores: Alice e Paulo