02/11/2007

Outubro é o mês da feira de Castro

Plano Guia:
- Introdução:
· O que acontece em Outubro.


- Desenvolvimento:
· O fim da feira;
· Aqueles que limpam;
· Quem é que polui.


- Conclusão:
· A feira continua.

Comentário:
Todos os Outonos em Outubro há uma terra, no meio do campo branco, que se enche de novos cheiros e sabores, de pessoas que invadem e trazem consigo sons coloridos, essa terra é a minha terra, é Castro Verde. É com esta enchente de gente de todas as idades e cores que a feira de Castro começa.
Quando chega o dia em que a enchente se dispersa, os sons coloridos perdem a cor, e aqueles novos cheiros e sabores desvanecem há algo que resta sempre. Lixo. É isso que fica nas entranhas desta terra, lixo que não tem outro nome.
Há quem diga que quem polui são os feirantes, outros dizem que são os visitantes, mas na minha perspectiva, somos nós e não só, somos todos. É todo este conjunto de humanóides, que fazem desta feira algo de diferente, que sujam e poluiem.
Mas é quando as ruas e a vasta planície fica deserta que um grupo de pessoas surge no meio de todo aquele lixo. São as gotas dessas pessoas, devido ao suor do calor que se faça sentir ou da chuva que das nuvens possa cair, que fazem com que todo aquele amontado de lixo, toda aquela poluição desapareça. São essas pessoas que voltam a fazer com que a planície volte a ser chamada de campo branco.
E por mais gotas que sejam derramadas, por mais textos destes que sejam escritos, parece-me que haverá sempre o lixo. O que é certo é que, todos os anos, ocorre uma feira nesta terra, a feira de Castro Verde. E por ser aqui que occorre este evento, Castrenses acordem, não façam lixo, e tornem esta feira melhor ainda, melhor do com que já foi, pois esta é a nossa feira.



Rafael Mamede

3 comentários:

Professor disse...

o texto tem algumas frases interessantes e apresenta a selecção de um tema - o lixo(uma boa opção), contudo, fico sem compreender o objectivo do texto e, por isso, este perde um pouco o sentido. Não se percebe qual é mensagem fundamental que pretende transmitir.

O professor: Paulo Mota

P.S: Até ao dia 5 poderão fazer as alterações que entenderem.

Professor disse...

A imagem já indica uma intenção,mas essa não transparece ao longo do texto. Parece que existe da sua parte uma resignação, reveladora de uma certa eupatia própria do estoicismo.

Professor: Paulo Mota

Professor disse...

Avaliação do texto:

Suficiente


Professores: Paulo e Alice