04/11/2007

Feira de Castro

Plano-Guia

* Introdução
- Quando se realiza
- O que representa

* Desenvolvimento
- Feirantes
- Convívio
- Sensações (cheiros e sons)
- Pessoas marcantes

* Conclusão
- Síntese



Texto Informativo-Expositivo:

É entre os dias 19 e 21 de Outubro que se realiza a feira de Castro Verde. Esta representa o maior evento anual organizado pela vila situada no distrito de Beja.
A feira de Castro Verde sofreu algumas alterações ao longo dos anos, mas nunca se desprezou a razão da sua existência, ou seja, comprar e vender. Alguns dias antes do início desta romaria, os feirantes iniciam a rota que os leva até Castro Verde. Vêm de todos os pontos do país para vender a sua mercadoria, de modo a ganharem dinheiro para conseguirem sobreviver.
A feira abre as portas a todos os visitantes dia 19 de Outubro, sexta-feira, embora domingo, 21 de Outubro, seja o dia principal e de maior afluência por parte das pessoas que a visitam.
Este evento proporciona o convívio, quer entre os feirantes, que partilham experiências do ano que passou, quer entre os visitantes, existindo a possibilidade de conhecer novas pessoas.
Ao percorrer a feira, existe sensações que despertam a atenção dos visitantes: o cheiro do algodão doce, das pipocas, do polvo e das farturas, e o som dos pregões dos vendedores e de vários tipos de música, como por exemplo as bandas filarmónicas e a música portuguesa vinda das barracas.
Nesta feira há pessoas que marcam de qualquer forma os visitantes, entre elas os senhores da lotaria, dos cajados, das castanhas, das sapatas de lã, dos balões e os pedintes.
Assim, a feira de Castro Verde, embora vá perdendo algumas das suas característica com o decorrer dos anos nunca deixará de ser uma romaria recheada de emoções e muito divertimento.


Raquel Pardal

2 comentários:

Professor disse...

O texto está, de forma geral, bem escrito, mas é uma descrição pura e simples da feira,faltando aquela fotografia (palavras)que torne o texto único.

Professor: Paulo Mota

P.S. : Se quiser amanhã poderei explicar melhor o que falta no seu texto, para deixar de ser um texto, apenas, satisfatório.

Professor disse...

Avaliação do texto:

Suficiente


Professores: Paulo e Alice